Publicações

 

Modelo de Contrato

O trabalho do designer envolve muitas questões que vão além da criação de peças gráficas, entre elas, o uso de um contrato de prestação de serviços. Esse tema é pouco abordado, mas é de extrema importância. Boa parte não usa porque não se sente à vontade em apresentá-lo ao cliente, outros porque não possuem conhecimento jurídico para elaborar um modelo que atenda à sua necessidade e esteja dentro da lei.

DOWNLOAD

Tabela de Referencial de Valores

Conheça a Tabela Referencial de Valores da Adegraf. Utilizada em todo o Brasil, essa edição está mais completa e muitos termos foram revistos e atualizados para melhorar a compreensão por parte do público profissional e do mercado.

DOWNLOAD

Tabela de Cargos e Salários 2020

Criada em 2009, a Tabela de Cargos e Salários tem como objetivo orientar o mercado do Distrito Federal nas relações de trabalho com profissionais de Design Gráfico.

DOWNLOAD

Design Gráfico: que negócio é esse?

Em 2011, a ADEGRAF elaborou um folder explicativo sobre Design Gráfico que foi distribuído na Feira do Empreendedor daquele ano. O objetivo deste material é orientar os empresários e público em geral sobre a atividade do Design Gráfico e de como o profissional qualificado para desenvolver projetos nesta área.

DOWNLOAD

Cartilha Adegraf: como abrir e gerenciar sua empresa

Cartilha Adegraf: como abrir e gerenciar sua empresa
Estamos elaborando, em conjunto com a Itacontal (empresa que faz nossa contabilidade), uma cartilha com perguntas e respostas sobre assuntos do tipo: como abrir uma empresa de design, quais os valores dos impostos, taxas, etc. Também teremos informações sobre o CNAE, tipos de objeto que podemos registrar e uma parte com dados para quem presta serviços como funcionários. Participe enviando suas dúvidas e sugestões para o vicepresidencia@adegraf.org.br e ajuda na elaboração do rol de questões da cartilha. Precisamos da elaboração de todos.

ENVIE SUA SUGESTÃO