Projeto Imagem Artesanato do Distrito Federal

PUBLICADO EM 24 de março de 2003

adegraf

adegraf

A Associação dos Designers Gráficos do DF

Artigos
0
|

Está em exibição, na Torre de TV, os trabalhos desenvolvidos da parceria Adegraf com o Sebrae-DF, que resultou na criação do selo Artesanato Candando – Brasil, bem como os ícones e vários tipos de embalagens que irão promover mais de 30 empresas de artesanato locais cadastradas no programa de incentivo para desenvolvimento do artesanato do Distrito Federal.

O Programa SEBRAE de Artesanato objetiva desenvolver e qualificar o setor, contribuindo para a sua transformação em atividade economicamente viável, criando oportunidades para que os artesãos se organizem e se tornem competitivos. A produção local origina-se da fusão das manifestações populares das correntes migratórias de vários estados do país que convergiram para o Distrito Federal, trazendo consigo técnicas que aqui se misturaram e se fundiram, dando origem a um artesanato diversificado, com forte perfil urbano. Brasília acumula um potencial cultural que vem se expressando, entre outras manifestações, por meio da produção do artesanato. Por outro lado, por sua condição arquitetônica e urbanística ímpar, torna-se cada vez mais, alvo de visitantes nacionais e internacionais. O artesanato tornou-se um importante fator de estímulo à inata vocação da cidade, com um bom potencial de exportação, uma vez que as técnicas, quando associadas a uma formação de design contemporâneo, abrem possibilidades de uma produção original e diferenciada, capaz de conquistar espaço no mercado internacional. Diante dessas constatações, o SEBRAE no Distrito Federal está investindo significativamente no setor, com o apoio de diversas instituições e do SEBRAE Nacional.

O Projeto Imagem do Artesanato do Distrito Federal foi criado em 2003 com o objetivo de identificar, valorizar, fortalecer e divulgar o artesanato produzido aqui, criando um produto único, além de certificar sua qualidade. A identidade visual, em formato de selo, identifica o artesanato de Brasília representando a cultura única e fascinante da cidade. A construção da marca foi influenciada pela arquitetura de Brasília, tendo como obra inspiradora a catedral. Sua forma sugere a união das mãos, os raios de sol e a flor do cerrado. Além da marca, foi criado um conjunto de dez ícones que representam as categorias do Projeto Imagem. São Para solucionar o problema de transporte das peças artesanais, foi desenvolvida uma série de embalagens do tipo sacolas e caixas de papel kraft e papelão. Os ícones foram aplicados em cada embalagem em sua cor característica e serve para identificar o grupo a que pertence o artesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *