O que os Designers podem aprender com a greve dos caminhoneiros?

PUBLICADO EM 27 de maio de 2018

adegraf

adegraf

A Associação dos Designers Gráficos do DF

Artigos
0

Não estou questionando se a greve dos caminhoneiros é correta ou não. Se as consequências são boas ou ruins… O objetivo é falar sobre a importância da união de uma classe para a solução de problemas em comum.

Faço parte ADEGRAF a mais de 10 anos, então posso dizer com experiência quais as dificuldades de lutar para as melhorias da nossa profissão. Para quem não conhece, a ADEGRAF é uma associação de designers gráficos com sede no Distrito Federal, fundada em 2001. Uma entidade muito atuante no mercado, que busca unir os profissionais da área, representá-los e desenvolve diversas ações para que tenhamos uma profissão reconhecida e respeitada.

Acredito que a união de uma classe fortalece as suas ideias e pode transformar uma sociedade. É muito comum ver os designers reclamando que os clientes não nos entendem, que eles não possuem conhecimentos suficientes sobre design, não conhecem sobre tipografia, etc. Mas uma das funções de uma associação é justamente esclarecer e informar a sociedade. Mas o alcance de uma associação é limitada também pela própria participação dos seus associados (profissionais, professores e estudantes). Atualmente temos cerca de 70 profissionais cadastrados, no universo estimado de 1000 designers no Distrito Federal, entre profissionais formados ou não na área. Mas aonde estão esses colegas que não se associam? Pois é…

Não alcançamos mais pessoas porque o próprios profissionais não se unem. Por diversas razões, a maioria não quer se associar ou mesmo contribuir com ideias, ações ou trabalho voluntário pela associação. Esse último, então, é feito por uma minoria que usa seu tempo pessoal, suas qualidades e sugestões para que, no coletivo, possam colher os frutos de uma profissão melhor.

O resultado é que a sociedade geralmente não percebe a importância do design para as suas vidas. E o designer sozinho não vai mudar e mente dos clientes: é necessário unir forças com outros colegas.

Enfim, associe-se e contribua: www.adegraf.org.br/quero-me-associar

Eduardo Meneses
Vice-Presidente da ADEGRAF

fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-os-designers-podem-aprender-com-greve-dos-eduardo-meneses/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *