Aproveitamento de papel no design gráfico

PUBLICADO EM 3 de abril de 2019

Eduardo Meneses

Eduardo Meneses

Eduardo Meneses é Bacharel em Desenho Industrial (Design Gráfico) pela Universidade de Brasília – UnB (1994-1999). Fundou a empresa Quiz Design em outubro de 2001. Nesses mais de 15 anos de experiência desenvolveu vários projetos de identidade visual para empresas e eventos, projetos de sinalização, projetos de design editorial (revistas e livros) e design para embalagens. Possui know-how no atendimento à micro e pequenas empresas e organizações do governo. Conhece amplamente os processos de pré-impressão e controle de qualidade na produção de peças de design. Dispõe de proficiência no pacote de aplicativos Adobe Creative Suite (Illustrator, Indesign, Acrobat e Photoshop).

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O termo “aproveitamento de papel” é muito utilizado quando se trata de impressão de publicações e impressos em gráfica. É a definição do formato de peça de design que aproveite melhor o corte final do projeto na gráfica.

Ao ignorar o aproveitamento de papel, o trabalho geralmente fica mais caro e ainda causa algum impacto no planeta. Afinal, nem tudo que jogamos fora é proveitoso novamente. Mesmo que a gráfica possua um sistema sustentável e venda as aparas restantes, é sempre ruim jogar material no lixo. Acaba trazendo algum impacto na natureza.

Nos projetos de design não se pensa apenas nos requisitos estéticos, como muitos imaginam. É a soma de vários itens: estética, custo, forma, função, usabilidade, etc. Nesse conjunto, o designer projeta o que tem de melhor e mais útil para a sociedade. Parece brincadeira, mas um centímetro pode dar uma diferença enorme no orçamento final, principalmente quando se tem uma tiragem muito grande. No mercado gráfico existem diversos formatos padrão que tem mais aproveitamento, justamente para evitar desperdícios. Muitas gráficas possuem tabelas de formatos (tamanhos) que atendem a esses requisitos. Abaixo, temos um exemplo para que conheça um pouco mais. Minha sugestão é que faça contato com a gráfica que produzirá o seu produto e solicite a informação que precise.

Uma dica para publicações é escolher os formatos com o corte central e divisão par (ver Formatos a seguir, número 8, 12, 16, etc). Assim evita-se jogar papel fora…

Abaixo segue modelo de uma gráfica parceira (Athalaia Gráfica, de Brasília-DF).