Investir em design vale à pena?

PUBLICADO EM 5 de junho de 2019

Essa é uma importante questão. Espero que o texto abaixo possa ajudar na compreensão da relevância de se investir em design. Vamos lá!

Durante muito tempo, achava-se que o design cuidava apenas dos elementos visuais de uma marca, produto ou serviço. Porém, ele faz parte da gestão estratégica das empresas. O design contribui para a construção de aspectos visuais e estéticos de marca, com certeza! Mas também, colabora nas particularidades funcionais, nas estratégias de vendas e no posicionamento de mercado das instituições. Ele propõe soluções inteligentes, econômicas, criativas e inovadoras no intuito de atender às necessidades das empresas, interferindo de forma positiva na comunicação com os clientes. O design ainda colabora para divulgar produtos ou serviços, estabelece parâmetros de identificação visual, desenvolve produtos mais ergonômicos (adaptados às pessoas), sustentáveis, etc.

Em conjunto com os parceiros da publicidade, marketing e administração, o design soma forças na gestão de marcas de empresas e/ou produtos, resultando no aumento de vendas e na visibilidade desse sistema vivo que é uma empresa.

A seguir, algumas razões para se investir em design, mas lembre-se que isso não é exclusivo para grandes empresas. micro, pequenos ou empresários individuais podem e devem investir sem receio, pois existem soluções para todos os tamanhos de empresa.

Procure profissionais qualificados, com portifólio e referências! A imagem da sua empresa não pode ficar na mão de qualquer pessoa/profissional.

1. O design dá personalidade ao seu negócio

O design estabelece características visuais específicas para uma marca, produto ou serviço. Apesar de hoje em dia ser muito difícil fazer algo 100% inédito (por causa da enorme quantidade de informação visual disponível), ainda é possível indicar elementos originais que estejam relacionados somente ao seu negócio. Com isso, o consumidor consegue distinguir e escolher a sua marca no lugar de outra.

2. O design pode ajudar na transformação do comportamento de compra dos consumidores

Um produto que possui um “melhor design” vira objeto de desejo, modifica hábitos de consumo e faz com que o cliente prefira uma marca em detrimento de outra. Um detalhe é que as mudanças podem ocorrer tanto no projeto de um produto, quanto na identidade visual do mesmo. Produtos mais atraentes, em geral, vendem mais.

3. O design amplia o portifólio da sua empresa

O design pode criar novos produtos ou adaptá-los às necessidades do mercado e de seus consumidores. Com isso, aumenta a sua cartela de opções para seus clientes, possibilita a expansão de negócios da empresa e oferece novas alternativas de escolha aos clientes.

4. O design pode trazer aumento do lucro

Baseando-se nas razões descritas anteriormente, investir em design pode trazer aumento de vendas. Um projeto bem planejado e executado diminui perdas de produção, direciona melhor os investimentos e reduz o desperdício de materiais. Isso gera mais recursos financeiros e traz a sustentabilidade que o nosso planeta tanto necessita.

5. O design traz credibilidade

As pessoas costumam desconfiar da qualidade de um produto desconhecido e tendem a dar preferência a outros que já consome. Uma prova disso é que elas tendem a associar o termo ‘design’ aos produtos reconhecidos como bons e dizem que aqueles sem qualidade tem um ‘design ruim’. Pois é, o design traz credibilidade à uma marca ou produto, interferindo na escolha de compra e fidelidade do consumidor.

6. O design cria fidelidade

Ninguém gosta de comprar algo ‘feio’, fabricado com material ruim ou que não funciona direito. Embora seja um fator subjetivo, o fato é que as pessoas preferem comprar algo que lhes pareça ‘mais bonito’, ‘mais moderno’… mesmo que seja mais caro. O investimento em design desenvolve uma experiência de compra mais prazerosa, criando uma relação de afetividade e fidelidade de consumidores em relação aos produtos de sua preferência.

Concluo afirmando que o design transforma a vida das pessoas, traz conforto, reforça a reputação de uma empresa, encoraja lealdade, transmite valor e te faz se sentir especial. Invista em design!

Curta e compartilhe o artigo para que outras pessoas conheçam melhor sobre o assunto!

Abraços.

Eduardo Meneses (Designer Gráfico, Consultor em Design, Ex-Presidente da ADEGRAF)

Texto original: https://www.linkedin.com/pulse/investir-em-design-vale-à-pena-eduardo-meneses/