Como é a estrutura de um livro?

PUBLICADO EM 13 de agosto de 2019

Eduardo Meneses

Eduardo Meneses

Eduardo Meneses é Bacharel em Desenho Industrial (Design Gráfico) pela Universidade de Brasília – UnB (1994-1999). Fundou a empresa Quiz Design em outubro de 2001. Nesses mais de 15 anos de experiência desenvolveu vários projetos de identidade visual para empresas e eventos, projetos de sinalização, projetos de design editorial (revistas e livros) e design para embalagens. Possui know-how no atendimento à micro e pequenas empresas e organizações do governo. Conhece amplamente os processos de pré-impressão e controle de qualidade na produção de peças de design. Dispõe de proficiência no pacote de aplicativos Adobe Creative Suite (Illustrator, Indesign, Acrobat e Photoshop).

Artigos

Vamos falar hoje sobre como é a estrutura de um livro. A maioria não percebe, mas existe uma forma de apresentação padronizada na organização de um livro. Isso é importante para que se tenha um padrão na produção de publicações, também contribui para a leitura e compreensão da publicação. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma coleção de normas sobre diversos assuntos, entre essas, a NBR 6029 com regras para a apresentação de documentos. Ela estabelece os princípios gerais para a apresentação dos elementos que constituem um livro ou folheto. O objetivo é orientar os editores, autores e usuários sobre os padrões de mercado nesse tema.

O objetivo deste artigo não é ser técnico demais, mas queremos tratar o tema de forma mais simples e educativa. São explicações curtas, para dar um entendimento mais rápido.

 

 

Veremos abaixo esse elementos ou partes de um livro mais utilizadas no mercado editorial, conforme ordem abaixo:

1) Elementos pré-textuais:

Falsa folha de rosto: usada a partir do século XVI. Possui apenas o título da publicação, sem o subtítulos ou demais informações da capa. Ela “protege” a folha de rosto. Às vezes também é chamada de “anterrosto” ou “falso rosto”. Em página ímpar, a primeira do livro.

Verso da falsa folha de rosto: apenas o verso mesmo dessa folha anterior. Geralmente em branco. Em página par.

Folha de rosto: folha com a identificação da publicação. Utiliza-se normalmente as informações da capa da publicação, de forma centralizada. Mas não existe nenhuma proibição de fazer um layout próprio. Em página ímpar.

Verso da folha de rosto: possui as informações do copyright, título/subtítulo, número da edição, relação das edições anteriores (se houver), notificação da lei de direitos autorais e ficha catalográfica.

Dedicatória: breve texto onde o autor dedica a obra a alguém. Inicia-se em página ímpar.

Agradecimentos: os Agradecimentos são opcionais. São menções que o autor faz a pessoas e/ou instituições.

Epígrafe: ela é opcional. É a citação que serve como tema ou tem relação com  alguma matéria que o livro trata. Também serve para abrir os capítulos seguintes. É seguida a autoria.

Prefácio: breve texto de esclarecimento, justificativa ou comentário da obra. Pode ser escrito pelo próprio autor ou outra pessoa, que geralmente é autoridade no assunto. Inicia-se em página ímpar, antes do sumário.

Apresentação: é o texto em que o autor apresenta a obra e a justificativa indicando a sua finalidade e as parcerias no trabalho, se houver. Deve aparecer antes do sumário e do prefácio.

Atenção! Não é a introdução.

Sumário: é a lista enumerada dos capítulos, seções ou partes da obra, na ordem em que aparecem durante a publicação. É muito confundido com o índice, vamos falar dele mais à frente.

 

2) Elementos textuais

Introdução: expõe os objetivos do livro, o método utilizado para desenvolver a obra e a sua justificativa.

Texto: é a descrição do tema de forma mais detalhada.

Desenvolvimento: é a parte principal do texto. É bastante aconselhável dividir (estruturar) em partes ou capítulos.

Conclusão: é a exposição das considerações finais, apoiada no desenvolvimento do tema.

 

3) Elementos de apoio

Citações: são menções que se faz de uma informação extraída de outra fonte. O objetivo é esclarecer ou dar maior credibilidade à argumentação.

Notas de rodapé: são observações especiais a partir de um dado do texto. Procura-se esclarecer ou comprovar uma justificativa. Na maioria dos casos elas aparecem no pé das páginas onde são indicadas.

Ilustrações: são desenhos ilustrativos que dão apoio à exposição de ideias. Complementam ou explicam os dados fornecidos na publicação.

Tabelas e quadros: apresentam dados dispostos em linhas e colunas. São muito utilizados em publicações mais técnicas.

Figuras: são imagens em forma de desenhos, gravuras, fluxogramas, fotografias, etc. Podem trazer informações de forma visual, enriquecem o texto e podem também ser um diferencial na publicação.

 

4) Elementos pós-textuais

Glossário: é a lista com os termos e palavras contidas no texto do trabalho. Explica nominalmente termos técnicos ou palavras pouco conhecidas.

Referência: as referências constituem uma lista ordenada das obras citadas pelo Autor no texto. Aqui também nota-se uma padronização sugerida pela ABNT.

Anexos são matérias complementares, elaboradas ou não pelo autor.

Apêndices: são matérias de caráter informativo, na maioria dos casos não são elaboradas pelo autor.

Índice: é a relação detalhada dos assuntos, nomes e títulos, em ordem Alfabética. Ele aparece no final do livro.

Espero que este artigo tenha contribuído para que o tema fique mais claro.

Se gostou desse artigo, curta e compartilhe!

Eduardo Meneses (Designer Gráfico, Consultor em Design, Ex-Presidente da ADEGRAF)

 

Referências:

letracapital

estrutura do livro …

falsa folha de rosto …

Fonte: Guia do profissional do livro – Informações importantes para quem quer escrever e publicar um livro. Autores: João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti, Scortecci Editora, 17ª Edição