Victor Margolin se foi… desta forma fomos surpreendidos com uma notícia que ninguém gosta de receber. Sabemos que é inevitável, porém sempre temos a impressão que isso não ocorrerá com alguns “iluminados” que passam por nossas vidas, enchendo-as de inspiração.
Victor Margolin, para quem nunca ouviu falar, é um expoente no ensino e na pesquisa em Design no mundo. Junto com sua esposa Sylvia Margolin, tiveram suas vidas dedicadas ao Design Social, bem antes do termo ser popularizado.
Autor de diversas obras essenciais para o Design, Margolin publicou seu primeiro livro quando Angola e Suriname estavam declarando suas independências, tratando de um tema extremamente importante para o Design Gráfico no ocidente.
Os livros que escreveu foram poucos se comparados com as ações editoriais que colaboraram muito para a divulgação da cultura da pesquisa em design no mundo.
Victor realça que os designers “são responsáveis pelos artefatos, sistemas e ambientes que constituem o mundo social – pontes, edifícios, internet, transportes, publicidade, vestuário e equipamento de construção são apenas algumas alguns exemplos. Sem os designers, as empresas não teriam nada para confeccionar, nem serviços para oferecer”.
Descrevo aqui algumas de suas participações relacionadas à área editorial do design. Maiores detalhes disponíveis no currículo vitae de Victor Margolin (https://victor.people.uic.edu/margolin-vitae.pdf)
Foi professor visitante nas seguintes instituições:
A exposição a diversos tipos de ambientes e suas respectivas culturas, sintetizadas por algumas das informações acima, são uma maneira simples de mostrar o verdadeiro legado que Margolin deixou para o design. Legado construído por suas ações enquanto editor de publicações de renome na área do design.
Victor Margolin amava o Brasil, adorava conversar sobre as vezes que teve a oportunidade de vir até aqui e trocar experiências com uma população tão criativa e com designers tão inspiradores. Victor adorava comentar o caso da cidade de Curitiba que levou o design a sério desde a arquitetura de suas ruas, aos sistemas de transporte de massa.
Eu soube desta admiração pelo Brasil no período em que ele foi professor visitante na Aalto University (antiga UIAH – University of Art and Design), onde eu e minha esposa estávamos cursando nossos doutorados e tivemos a oportunidade e privilégio de participar de diversos momentos extremamente enriquecedores de troca de experiência com VIctor e Sylvia Margolin.
As pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ele, que leram ou lêem seus textos, tiveram ou têm a oportunidade de serem parte ativa e significativa para a construção de uma área mais robusta e embasada.
Convido os que estão lendo este texto, e que não conhecem as obras de Victor Margolin, que leiam seus ensinamentos.
Longa vida ao legado de Victor Margolin!
Longa vida ao Design!
___
A imagem em destaque foi tirada durante uma das palestras de Victor e Sylvia Margolin na Universidade de Arte e Design Helsinque (2005).