Os profissionais que se dedicam à gestão de marcas tem tido acesso a um grande número de publicações sobre o tema.
Hoje, quero destacar um desses livros: DNA Empresarial – Identidade corporativa como referência estratégica, de autoria da brasileira Ligia Fascioni.
Ligia é multitalentosa. Engenheira Eletricista de formação, especializada em Marketing e Gestão Integrada do Design, ela é também uma excelente palestrante, fotógrafa, ilustradora e, agora, Youtuber.
No livro, ela apresenta o Workshop de Identidade Corporativa, que dá início ao método GIIC – Gestão Integrada da Identidade Corporativa, formado por ele e outros 10 módulos independentes.
A ideia é que, uma vez definida a personalidade da empresa (Identidade), ela possa traduzir seus atributos sob 10 perspectivas: Nome, Webdesign, Impressos, Atendimento, Apresentações, Ambiente, Pessoas, Comunicação, Identidade Visual e Produtos. [página 146]
Ela inicia diferenciando Identidade Corporativa da Imagem Corporativa. Aborda a relação com o Design e o Marketing, fazendo uso de exemplos e referências. Em seguida, apresenta o Workshop de Identidade Corporativa, em todas as suas etapas, com detalhes de sua aplicação, técnicas e dinâmicas.
Ao fim, Ligia Fascioni mostra como a Identidade Corporativa é usada na definição da estratégia empresarial, responde às perguntas frequentes e disponibiliza uma ótima lista de referências bibliográficas e websites para quem quer saber mais sobre o assunto.
O livro foi lançado em 2010 e continua sendo importante para quem se interessa por Branding. Entender a Identidade Corporativa – ou o DNA da Marca – é o primeiro e essencial passo para desenvolver estratégias, tomar decisões e gerir uma marca com sucesso.
Seguem links sobre a autora: