Victor Margolin se foi… desta forma fomos surpreendidos com uma notícia que ninguém gosta de receber. Sabemos que é inevitável, porém sempre temos a impressão que isso não ocorrerá com alguns “iluminados” que passam por nossas vidas, enchendo-as de inspiração.
Victor Margolin, para quem nunca ouviu falar, é um expoente no ensino e na pesquisa em Design no mundo. Junto com sua esposa Sylvia Margolin, tiveram suas vidas dedicadas ao Design Social, bem antes do termo ser popularizado.
Autor de diversas obras essenciais para o Design, Margolin publicou seu primeiro livro quando Angola e Suriname estavam declarando suas independências, tratando de um tema extremamente importante para o Design Gráfico no ocidente.
Os livros que escreveu foram poucos se comparados com as ações editoriais que colaboraram muito para a divulgação da cultura da pesquisa em design no mundo.
Victor realça que os designers “são responsáveis pelos artefatos, sistemas e ambientes que constituem o mundo social – pontes, edifícios, internet, transportes, publicidade, vestuário e equipamento de construção são apenas algumas alguns exemplos. Sem os designers, as empresas não teriam nada para confeccionar, nem serviços para oferecer”.
Descrevo aqui algumas de suas participações relacionadas à área editorial do design. Maiores detalhes disponíveis no currículo vitae de Victor Margolin (https://victor.people.uic.edu/margolin-vitae.pdf)
- Foi Co-fundador e Editor do “Design Issues: A Journal of History , Theory, and Criticism”;
- Foi membro do corpo editorial, 1987 – 1993, Co-editor, 1993 – 2019;
- Co-editor, Doctoral Education in Design: Proceedings of the Ohio Conference, 1998;
- Membro dos conselhos consultivos internacionais das seguintes publicações:
- Journal of Design History [London] 1985 – 2019.
- Information Design Journal [London], 1979 – 2019.
- tipoGráfica [Buenos Aires], 1990 – 2019.
- Estudos em Design [Rio de Janeiro], 1994 – 2019.
- Revue Sciences et Techniques de la Conception [Paris], 1991–1994.
- formdiskurs [Frankfurt-am-Main], 1995 – 2019.
- Arcos , (Rio de Janeiro), 1997 – 2019.
- Co-editor, Design at the Crossroads: Report of an Interdisciplinary Conference;
- Revisor do manuscrito e proposta para Yale University Press, University of Chicago Press, University of California Press, Oxford University Press, Van Nostrand Reinhold, Getty Grant Program, Routledge, Basil Blackwell, Cambridge University Press, Northwestern University Press, MIT Press, National Endowment for the Humanities Social Sciences and Humanities
- Research Council of Canada; Nordic Publications Committee for Humanistic Periodicals.
- Compilador da Bibliografia sobre História do Design (London: International Council of Graphic Design Associations, 1987).
- Editor colaborador, New Art Examiner , 1981 – 1985.
- Editor consultor, Contemporary Designers (Detroit: Gale Research, 1984).
- Editor convidado, Icographic , Março 1984 (Número especial sobre Persuasive Communication).
Foi professor visitante nas seguintes instituições:
- Bezalel Academy of Art and Design, Jerusalem, Israel
- Escola Superior de Desenho Industrial, UERJ
- Hochschule für Kunst und Design, Halle, Germany
- Instituto Superior de Diseño Industrial, Havana, Cuba
- Technion – Israel Institute of Technology, Haifa, Israel
- Aalto University, Helsinki, Finlândia
- University of Ljubljana, Eslovênia
- University of Technology , Sydney, Austrália
- Università di Palermo, Istituto di Disegno Industriale
- University of Texas, Austin
- University of Barcelona, Espanha
A exposição a diversos tipos de ambientes e suas respectivas culturas, sintetizadas por algumas das informações acima, são uma maneira simples de mostrar o verdadeiro legado que Margolin deixou para o design. Legado construído por suas ações enquanto editor de publicações de renome na área do design.
Victor Margolin amava o Brasil, adorava conversar sobre as vezes que teve a oportunidade de vir até aqui e trocar experiências com uma população tão criativa e com designers tão inspiradores. Victor adorava comentar o caso da cidade de Curitiba que levou o design a sério desde a arquitetura de suas ruas, aos sistemas de transporte de massa.
Eu soube desta admiração pelo Brasil no período em que ele foi professor visitante na Aalto University (antiga UIAH – University of Art and Design), onde eu e minha esposa estávamos cursando nossos doutorados e tivemos a oportunidade e privilégio de participar de diversos momentos extremamente enriquecedores de troca de experiência com VIctor e Sylvia Margolin.
As pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ele, que leram ou lêem seus textos, tiveram ou têm a oportunidade de serem parte ativa e significativa para a construção de uma área mais robusta e embasada.
Convido os que estão lendo este texto, e que não conhecem as obras de Victor Margolin, que leiam seus ensinamentos.
Longa vida ao legado de Victor Margolin!
Longa vida ao Design!
___
A imagem em destaque foi tirada durante uma das palestras de Victor e Sylvia Margolin na Universidade de Arte e Design Helsinque (2005).