Associação dos Designers Gráficos do DF ✦ 𝗖𝗹𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗾𝘂𝗶 𝗲 𝗮𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲-𝘀𝗲! ✦ Associação dos Designers Gráficos do DF ✦ 𝗖𝗹𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗾𝘂𝗶 𝗲 𝗮𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲-𝘀𝗲! ✦

Identidade Corporativa


Os profissionais que se dedicam à gestão de marcas tem tido acesso a um grande número de publicações sobre o tema.

Hoje, quero destacar um desses livros: DNA Empresarial – Identidade corporativa como referência estratégica, de autoria da brasileira Ligia Fascioni.

Ligia é multitalentosa. Engenheira Eletricista de formação, especializada em Marketing e Gestão Integrada do Design, ela é também uma excelente palestrante, fotógrafa, ilustradora e, agora, Youtuber.

No livro, ela apresenta o Workshop de Identidade Corporativa, que dá início ao método GIIC – Gestão Integrada da Identidade Corporativa, formado por ele e outros 10 módulos independentes.

 

A ideia é que, uma vez definida a personalidade da empresa (Identidade), ela possa traduzir seus atributos sob 10 perspectivas: Nome, Webdesign, Impressos, Atendimento, Apresentações, Ambiente, Pessoas, Comunicação, Identidade Visual e Produtos. [página 146]

 

Ela inicia diferenciando Identidade Corporativa da Imagem Corporativa. Aborda a relação com o Design e o Marketing, fazendo uso de exemplos e referências. Em seguida, apresenta o Workshop de Identidade Corporativa, em todas as suas etapas, com detalhes de sua aplicação, técnicas e dinâmicas.

Ao fim, Ligia Fascioni mostra como a Identidade Corporativa é usada na definição da estratégia empresarial, responde às perguntas frequentes e disponibiliza uma ótima lista de referências bibliográficas e websites para quem quer saber mais sobre o assunto.

O livro foi lançado em 2010 e continua sendo importante para quem se interessa por Branding. Entender a Identidade Corporativa – ou o DNA da Marca – é o primeiro e essencial passo para desenvolver estratégias, tomar decisões e gerir uma marca com sucesso.

Seguem links sobre a autora:

Website

Entrevista sobre o livro 

………
Claudia El-moor  www.eyedesign.com.br
Após ter trabalhado em grandes estúdios de São Paulo, desde 1997 atuo no desenvolvimento de identidades corporativas como diretora de criação e sócia da Eye Design | Desenvolvimento de Marcas, realizando projetos de criação e gestão de marcas, design editorial e promocional.
Me especializei em Gestão de Marcas no Canadá, após ter estudado Design Gráfico no Brasil e na Itália. Sou atuante nas associações de design ADG Brasil  e Adegraf, participando de suas diretorias, conselhos e do Júri da Bienal Brasileira de DesignGráfico e do Prêmio CLAP.
Venha se associar
com a ADEGRAF!
Cadastre-se