Regulamentação

Associação dos Designers Gráficos do DF ✦ 𝗖𝗹𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗾𝘂𝗶 𝗲 𝗮𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲-𝘀𝗲! ✦ Associação dos Designers Gráficos do DF ✦ 𝗖𝗹𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗾𝘂𝗶 𝗲 𝗮𝘀𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲-𝘀𝗲! ✦

ADEGRAF PARTICIPA DE ENCONTRO DE DESIGNERS EM BUSCA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO


Nos dias 18 e 19 de maio, Claudia El-moor e Felipe Lopes estiveram presentes em encontro organizado pelo professor Freddy Van Camp (ESDI/UERJ) na Panamericana Escola de Artes e Design em São Paulo para discutir a questão da regulamentação da profissão de Designer. O grupo contou com profissionais, professores, esquisadores e presidentes de associações.

Baseados na análise dos Projetos de Lei, já apresentados, e assessorados por um advogado especialista, os participantes puderam, após amplo debate, apresentar idéias e propor alterações ao texto do projeto que regulamenta o exercício da profissão do Designer no Brasil.

O debate teve como insumos a apresentação do histórico do processo de regulamentação e a análise criteriosa de Projetos de Lei anteriores (design, arquitetura, design de interiores etc). Tais ações subsidiaram considerações sobre as propostas já existentes e a inclusão de novas abordagens e estratégias para a solidificação da Regulamentação do exercício da profissão no curto prazo.

Ao final, as contribuições foram consolidadas e registradas em documento que será divulgado para as associações. Seu intuito é obter novas contribuições que serão tratadas em uma próxima reunião, com o mesmo grupo, já agendada para os dias 15 e 16 de junho em São Paulo.

Estavam presentes:
Amilton Arruda (Istituto Europeo di Design SP), Ari Rocha (pioneiro do design automobilístico no Brasil), Claudia El-moor (Presidente da ADEGRAF DF), Carlos Eduardo Scheliga (Conselheiro ADP), Ernesto Harsi (Presidente da ADP), Felipe Lopes da Cruz (ADEGRAF DF,UniBrasília), Freddy Van Camp (ESDI/UERJ), Henrique Nardi (Tupigrafia), Ivens Fontoura (PUC PR), Julio Caetano (AEND Brasil), Leocádio Neto (APD PE), Luiz Werlang (APDesign RS, Feevale), Luiz Alves (Conselheiro ADP), Marina Chaccur (ADG Brasil), Rodrigo Eterovic (Bortoletto e Vicente Advogados) e Sônia Carvalho (Diretora da ADG Brasil).

Venha se associar
com a ADEGRAF!
Cadastre-se